terça-feira, 26 de julho de 2011

Uma revisão de Aprendizagem

אסוף בסביבות הבכיר


Rebe Nachman de Breslov ensinou: "Quando uma pessoa faz comentários de sua aprendizagem, a própria Torá pede Hashem que Ele revele o raciocínio da Torá e os segredos para ele."

Como devemos entender esta declaração surpreendente?

Rabi Micha Golshevsky responde:

Há níveis de profundidade infinita para cada conceito - e cada palavra - da Torá. Este emerge do Zohar que afirma: “O povo Judeu, a Torá e Hashem são um"

Todo Judeu tem vastas profundezas escondidas do potencial espiritual. Como lava derretida, essa paixão, muitas vezes sai de dentro dele em momentos inesperados, levando-o a fazer coisas que são verdadeiramente surpreendentes. É por isso que encontramos tantos Judeus - até mesmo completamente afastado da tradição Judaica - que fazem enormes quantidades de chessed ou dão caridade muito mais do que a média não-Judeu.

Um tesouro maravilhoso

Para alguns Judeus este fogo vem a sair ocupando uma causa civil com grande auto-sacrifício, enquanto para outros ela é expressa trabalhando para encontrar uma cura ou ajudar outras pessoas através da ciência, artes ou qualquer número de campos. Judeus sobressai em média muito mais do que os não-Judeus, porque nós temos "neshamos ativado", que estão bem conscientes e anseiam por coisas espirituais. (Este sai da Maharal em alguns lugares.)

Somente como nossas almas são multi-camadas, assim também a Torá sagrada pode ser entendida ou ligado em muitos níveis. Para citar outro Maharal, a Torá apenas oferece uma pessoa a santidade, se ele acredita que ele revela a vontade de Hashem. Se não, ele não faz mais para ele do que aprender sobre assuntos mundanos. Claro, se alguém ainda quer vir a este nível, ele acessa mitoch shelo l'shma ba l'shmah e ele acabará por chegar lá. Mas, se não a sua Torá será sem vida (é claro que se ele faz teshuvá, ele sempre pode reanimá-lo, uma vez que a conexão potencial para Hashem através do que ele aprendeu está lá, mas somente se ele acredita nela).

Mas digamos que uma pessoa faz acreditar que a Torá é a Vontade de Hashem. Depois dele ter aprendido alguma coisa, como é que ele acessa o significado mais profundo da Torá? Como ele pode compreendê-lo melhor e interiorizar mais a sua mensagem? Talvez a melhor resposta a esta pergunta pode ser resumida em uma palavra: revisão.

O Talmud nos diz que é mais fácil de aprender um novo material do que rever o que já é familiar. Mas, claro, sem revisão, não se pode, possivelmente, dominar Torá. Rebe Nachman está nos dizendo aqui que uma pessoa que desperta amor de Hashem e sua Torá neshamah ardente e opiniões que ele aprendeu é dada um discernimento maravilhosa, e a compreensão como um resultado disso.

Agora Rebe Nachman - e Rav Shach - defendia a aprendizagem através de um mesechta (ou mais) e depois voltar a ele com um novo olhar. Outras realizada de forma diferente. O Steipler explicou que se deve forçar-se a revisão uma vez que esta é uma expiação para o pecado maior do que qualquer auto-mortificação.

No entanto, nós comentamos, nós nunca devemos perder de vista a profundidade imensa de Torá e nosso desejo de entendê-la. Temos de rever com entusiasmo, tanto quanto nós podemos reunir com grande alegria e saudade. Deixe-nos arrepender quando aprendemos como nos lembramos das palavras de Rebe Nachman, "A Torá é Hashem próprio nos chamando de volta para Ele." (Um Judeu simples)

Dedicar uma Torá Dvar, "clique".

2 comentários:

  1. maravilhosoooooo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Shalom. Gostei do artigo mas a versão traduzida para o português carece de revisão. O assunto é muito bom e deve ser postado na net. Se precisarem de ajuda eu me coloco a disposição.
    abraços

    ResponderExcluir