sábado, 16 de julho de 2011

Introduzindo o Bnei Nôach

(Chee Kong Teo)

Se nós quisermos perguntar a um grande número de pessoas se há uma conexão entre a Torá (os Cinco Livros de Moisés: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) e os povos não-Judeus, a resposta mais freqüente seria: "Não".

O fato é que a maioria das pessoas pensa que os Judeus receberam a Torá, enquanto os Cristãos estudam o Novo e o Antigo Testamentos, e os Muçulmanos lêem o Alcorão. A conseqüência dessa situação é de deixar em terra um homem não espiritual de todos os indivíduos que acreditam em D-us, sem ser Judeu, que não se sentem próximos ao Cristianismo, muito menos o Islã. Isto é tanto mais lamentável que essa visão não corresponde à realidade.

A Torá é para o mundo todo

A Torá - isto é, os cinco livros de Moisés - é para o mundo todo: os Judeus e não Judeus. Se a Igreja de Roma tenha cometido um seqüestro espiritual, deixando-nos a crer que a Torá é só para o povo Judeu é que a Igreja perseguiu um objetivo claro: a dominar o mundo com Cruzadas e alianças com reis, a fim de consolidar o seu poder sobre terra.

Alguns séculos mais tarde, o Islã desempenhou o mesmo cenário e os horrores islâmicos nós vemos desdobrar-se em nossos dias são o eco daqueles cometidos pela Igreja Cristã há vários séculos, especialmente durante as Cruzadas.

No entanto, uma leitura atenta da Torá revela que D-us ordenou uma série de mandamentos específicos para o povo Judeu e outros mandamentos - assim como específica - para as outras nações do mundo. Portanto, é falso dizer que a Torá se aplica apenas aos indivíduos que pertencem à fé Judaica.

Uma vez que os mandamentos não são apenas para o povo Judeu foi dado a Nôach e seus filhos (quando eles saíram da arca), nós chamamos as pessoas que os seguem os "Filhos de Noé" ou em Hebraico: Bnei Noach.

A editora norte-Americana "Oklahoma B'nai Noach Society" (OKBNS) publicou o primeiro livro de oração para as pessoas que acreditam em D-us, mas que não são Judeus, Cristãos, Muçulmanos ... Eu recomendo todos os Ben Noach (singular de Bnei Noach) para comprar este sidur (livro de orações): há muito o que aprender com ele!

Nosso objetivo em "Uma Ruptura Santa" - se Deus quiser - é descrever com mais detalhes quem são os Bnei Nôach e quais são as características precisas das mitsvot (mandamentos) que eles devem seguir. Hoje, basta dizer que o Bnei Nôach tem sete mandamentos a seguir (as "Sete Leis de Noé"):

1) Não adorar ídolos; 2) Não blasfêmar; 3) Não assassinar; 4) Não cometer atos sexuais de imoralidade; 5) Não roubar; 6) Não comer um animal vivo; e 7) A obrigação de estabelecer tribunais de justiça.

Isso é suficiente para hoje: você já sabe que os indivíduos que não são Judeus têm uma boa razão para ler a mesma Torá que o povo Judeu lê desde milhares de anos e acompanha os mandamentos que foram dados a eles.

Dedicar uma Torá Dvar, "clique".

Um comentário:

  1. Eu comprei uma torah,mas eu iniciei com a biblia traduzida por um padre. Adorei esse comenterio

    ResponderExcluir