domingo, 24 de julho de 2011

Frase do dia

le hessed (l'amour) consiste

"O chesed (amor) é compartilhar nossa sabedoria com os outros e para atraí-los sob as asas da Divina Presença". (Rabi Nachman de Breslov, Likutey Moharan I, 58)

Comentário: Quando uma alma Judaica segue os caminhos da Torá, ela vive uma vida cheia de prazeres neste mundo. Além disso, as mitsvot feita e o desejo de obter sempre mais perto de Hashem lhe dá acesso ao mundo vindouro e para a vida eterna.

Uma pessoa que compartilha seu conhecimento da Torá com os outros mostra um grande amor. A Torá de que a pessoa fala é a "Torá de chesed". Graças a ele, outras almas têm a oportunidade de deixar o caminho do mal e da morte que querem empurrar-nos longe do Criador.

É também por isso é importante aprender a Torá, a fim de ensinar aos outros. A Torá é um tesouro que se torna mais valiosa quando compartilhada. Quanto mais as pessoas que nós podemos compartilhar nosso conhecimento, maior é o nosso mérito.

2 comentários:

  1. Gostei muito dessa frase: "Eu estou atualmente trabalhando em começar um website sobre Baal Teshuvá (pessoas que se tornam religiosas) e Gerim (pessoas que se converteu ao Judaísmo). As experiências pessoais destes dois grupos de indivíduos muitas vezes são os mesmos: necessidade de estabelecer novas relações com os membros da família, uma nova rede de amigos, uma nova educação para "inventar" para seus filhos ..."
    Como estou em processo de conversão (em caráter irrevogável com 57 anos, sei que meu caminho é junto ao povo dos meus antepassados - Monteiro Pinto da Fonseca- sefarditas portugueses -Conforti é materno, italiano, talvez tenha um ramo italkim,) vivo em MARÍLIA-SP onde não há comunidade judaica, e preciso de toda ajuda. Tenho muito medo de ser rejeitado e avaliado, sei de toda tradição (quero e vou passar por tudo, infelizmente não tenho recursos atuais para ir a São Paulo iniciar os cursos necessários, Brit'Milah- quero fazer a Aliança com D'us -aceito e concordo com todo o processo. Não tenho pressa, nada mais me afasta de HaShem. Essa recuperação da nossa fé começou há mais ou menos 26 anos para mim.Parabéns pelo excelente trabalho. Todah rabah!

    ResponderExcluir
  2. Lindo testemunho irmão!
    Mazal Tov!

    ResponderExcluir