segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ladrões de tempo

The Passage of Time


Nosso desejo de estudar é sempre grande quando o sol nasce. No entanto, gradualmente à medida que o dia avança, as nossas obrigações diversas assumi e todas elas parecem dizer a mesma coisa: "Ainda não, mais tarde!" Já o sol está no horizonte e percebemos que esquecemos o entusiasmo que nós tivemos no período da manhã . O que devemos fazer para superar nossos maus caminhos e abrir um livro sagrado?

Roubar é bom!

Na verdade, nossos pais mentiram para nós. Quando éramos crianças e eles nos disseram que roubar é uma coisa do mal, eles se esqueceram de nos dizer tudo. é uma mentira de omissão.

É claro, roubar é errado. Roubar a propriedade dos outros é querer tomar o manto de D-us. Se o Criador do mundo queria que nós temos o que desejamos, Ele já teria dado a nós. Roubar uma coisa tangível ou intangível é o mesmo. Assim, para roubar o tempo de alguém é tão ruim quanto para roubar sua carteira. Tudo isso, nossos pais nos ensinaram.

No entanto, nós realmente temos de roubar durante nossas vidas. Além disso, nós temos de roubar muitas vezes, a cada dia.

Para estudar os nossos livros sagrados, é preciso roubar tempo. Não aquele dos outros, mas nossa.

Em Likutey Moharan I: 284, Rabi Nachman nos lembra que todas as pessoas - depois de sua morte - é julgado e deve responder a seguinte pergunta: "Você reservou um tempo para estudar a Torá?" De acordo com Rabi Nachman, o verdadeiro significado desta pergunta é a seguinte: cada pessoa é ocupada com suas atividades diárias. Se nós esperamos um dia para ter tempo para estudar, nós poderíamos passar nossas vidas sem estudar. Por esta razão, "para reservar um tempo" é o equivalente de "roubar o tempo" em nossas muitas atividades.

Este roubo é precioso. Ao tornar-se ladrões em santidade, nós podemos queixar-se a D-us, dizendo: "Mestre do mundo! Não esteja zangado contra mim se eu não sou o estudioso que eu deveria ser. Meus defeitos são numerosos e minhas tentações são muitas vezes mais forte que eu. No entanto, todo dia eu roubo o tempo no meu negócio a fim de estudar. Cada minuto gasto na aprendizagem é difícil ganhar. A ganância é terrível, no entanto, a cada dia Eu tento superá-lo: quando Eu estudo sua sagrada Torá".

Todos os dias, nós devemos afirmar o nosso desejo de ser ladrões de tempo. Todos os dias, várias vezes ao dia e sempre que nós podemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário