sexta-feira, 31 de maio de 2013

Lendo Tehilim (Salmos) 6:5





Retorne, Senhor, livra a minha alma. Oh, salva-me por causa de Tua bondade! ( Salmos 6:5)

Neste versículo, o Rei David refere-se a dois componentes de cada indivíduo: sua alma e seu corpo. Se o primeiro aspirar apenas para encontrar suas raízes celestes superiores, o segundo não pode viver sem o primeiro: quando a alma deixa o corpo, este é o fim da vida da pessoa, D-us não o permita.

Um espírito livre em um corpo saudável

Se David refere-se principalmente para a alma, é porque ela representa a essência do ser humano. Idealmente, é tomando em consideração os interesses de nossa alma –– e só ela –– que devemos viver esta curta passagem neste mundo. Assim, quando a alma está presa, é a nossa vida, que perde a sua finalidade, D-us não o permita.

Explicamos no verso anterior que o Rei David escreveu os versos deste capítulo, enquanto ele estava gravemente doente. Travado no tumulto da doença, a alma de David pareceu perder o seu apoio físico e material neste mundo para continuar seu trabalho. Assim, o Rei David sabia que, com um coração fraco, era sua capacidade de servir adequadamente o Criador, que foi posta em causa.

É por esta razão que o "doce cantor de Israel", perguntou Hashem para libertar sua alma, isto é, para liberá-lo de seu medo de ter de lidar com o aspecto estrito da justiça Divina. O que David queria acima de tudo era ter todos os seus recursos –– físicos e espirituais –– para cantar seus louvores a D-us e servi-lo da melhor maneira possível.

Aos olhos do Rei David, depois de ter sua saúde restaurada significa duas coisas: com o aspecto físico necessário para a sua alma para continuar seu serviço Divino neste mundo e ter sido perdoado por seus pecados. Na verdade, a cura de uma pessoa, muitas vezes significa que o Céu perdoou-lhe a sua ou suas transgressões. Entendemos agora a insistência com que David orou para conseguir o que pediu!

Por outro lado, deve-se notar que o Rei David apelou para a bondade do Senhor para ser curado. Ele nunca mencionou seus próprios méritos para justificar uma resposta rápida e favorável das esferas Celestes. Se David não mencionou suas realizações para justificar uma intervenção Divina em seu favor, quem pode pensar em fazê-lo?

Isso deve nos ensinar uma importante lição: quanto mais queremos o que pedimos, mais precisamos referir à grande bondade de Hashem, a fim de obtê-lo. Quem é a pessoa que pode falar o que ele ou ela tem feito e esperar o Céu responder de forma favorável aos seus pedidos? Quanto mais nos aproximamos do Criador, mais descobrimos a verdadeira distância que nos separa Dele. Portanto, nunca é a nossa vantagem para tentar chamar a atenção Divina em nossas realizações.

Se pedirmos a ajuda do Céu, isso tem que ser referindo-se a bondade de D-us que temos a melhor chance de ser ouvido. Em vez disso, isto não deve desencorajar-nos a comportar-se corretamente e com o melhor de nossas capacidades neste mundo! Se fazendo o nosso melhor, sabemos que ainda estamos muito afastados do Divino, o que aconteceria se desistir de nossos esforços? Nesse caso, mesmo não poderia falar com o Céu mais! D-us nos proteja.

Por Rabino David-Yitzhok

Nenhum comentário:

Postar um comentário