domingo, 19 de maio de 2013

Lendo Tehilim (Salmos) 8:10





Senhor, nosso Senhor! Quão majestoso é Teu Nome através de toda a terra!” (Salmos 8:10)

Depois de descrever a beleza das criaturas que povoam este mundo, o Rei David faz esta homenagem do fundo do seu coração: "É neste mundo - e em nenhum outro lugar - que é possível dar a glória de uma forma perfeita para o Seu Nome!" Esta é a peculiaridade do homem: é no seu ambiente quotidiano que ele pode revelar a grandeza do Criador.

Uma revelação de cada momento

A descrição das criaturas maravilhosas deste mundo (animais, pássaros, peixes ...) feitas por David tem dois objetivos. O primeiro objetivo é claro: a contemplação pelo homem da natureza e a riqueza que isto contém lhe permite ter um vislumbre da sabedoria de D-us. Embora esta visão não pode permitir-nos chegar muito perto de uma compreensão real da verdadeira natureza do Mestre do mundo - porque isso está além da compreensão humana - ainda promove o nascimento de um sentimento de amor por Hashem.

O segundo objetivo desta descrição é mais sutil e vai contra a crença popular. Muitas vezes pensamos que o conceito de "dar glória a D-us" é para tzaddikim e pessoas de alto nível espiritual, muito além de nós. Isto é falso e é a inclinação para o mal que está na origem desta ideia. Não é difícil compreender a sua intenção: se ele consegue fazer-nos crer que os tributos para Hashem pode ser feita apenas por indivíduos excepcionais, nós não iremos fazer todos os esforços que precisamos para elevar a glória do Criador.

A verdade é que cada pessoa pode fazer uma homenagem fabulosa para o nome do Todo-Poderoso e isso, várias vezes ao dia. Um simples pedaço de pão em que recitamos a bênção adequada antes de comê-lo ... o Céu fala sobre nós! Uma mulher que faz a sua saia um pouco mais comprida (apenas alguns centímetros), porque ela quer se vestir de uma forma mais modesta, e as manchetes dos jornais celestes têm apenas uma história para contar: a dela! Os exemplos são infindáveis ​​sobre as pequenas coisas da vida que podemos fazer para tornar ainda mais bela a grandeza do Mestre do mundo.

É esta característica que o Rei David tinha em mente: é na terra que é possível louvar a D-us corretamente. É verdade que há, provavelmente, seres espirituais que têm uma pureza e uma perfeição que ultrapassa o que o homem tem para oferecer: os anjos. No entanto, temos uma característica que eles não têm: o livre-arbítrio. Através do livre-arbítrio, o homem pode escolher em fazer - ou não - um gesto em direção ao Divino. Se ele o fizer, isso é ótimo e supera de longe os hinos mais bonitos que os anjos podem cantar para a glória do Todo-Poderoso.

Há uma regra de vida que nunca devemos esquecer. Não importa onde estamos, o tipo de pessoas que nos cercam, e a atividade que fazemos: a cada momento podemos escolher para levantar os nossos olhos e cantar a glória de D-us! O homem mais santo na terra, como a pessoa mais má no mundo pode escolher - no segundo que eles realmente querem - para abrir a sua boca para dizer palavras de louvor ao Senhor.

Claro, o ideal é cantar a glória de D-us, enquanto estamos engajados na realização de suas mitsvót [mandamentos]. No entanto, o maior pecador também pode vir mais perto de seu Pai Celestial. Se ele tentar fazê-lo com sinceridade, ele também pode exclamar: "Senhor, nosso Senhor! Quão majestoso é Teu Nome através de toda a terra!"

Por Rabino David-Yitz’hok

Nenhum comentário:

Postar um comentário