segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Leitura do Tehilim (Salmos) 7:7

Lire les Téhilim (Psaumes) 7:7



(Para ler a introdução dessa série, por favor, clique aqui.)
 
"Levanta, ó Senhor, na Tua ira, ergue-Te contra a fúria dos meus inimigos, e desperta-me, Tu tem ordenado o julgamento." (Salmos 7:7)

O problema que ele estava pronto para aceitar se ele tivesse pecado, o Rei David pode ter certeza de que na realidade ele tinha cometido nenhuma falha, nenhum pecado. Assim, ele poderia abrir seu coração para o Criador e pedir a Ele para salvá-lo de seus inimigos.

Uma ajuda indispensável

Posição de David foi muito diferente da nossa. Na verdade, quem pode reivindicar por não ter transgredido a Vontade Divina? Quem pode, honestamente, pensar em manter alto perante o Juiz Supremo? Pelo contrário, é cheio de humildade que devemos nos voltar para o Mestre do mundo ao admitir os nossos erros e falhas. Embora a modéstia é exigido de nós, devemos, no entanto, ter cuidado para não cair nas garras do mal por ser triste, deprimido e oprimido por um sentimento de desamparo.

Os inimigos referidos pelo Rei David eram feitos de carne e sangue. Embora possamos também ter inimigos desse tipo – D-us protege-nos - é, no entanto, principalmente para a Yetsêr Hara (a má inclinação), que podemos aplicar este versículo dos Salmos. Visto dessa perspectiva, o nosso adversário está constantemente conosco e é um apoio contínuo que precisamos.

David perguntou a D-us para opor os seus adversários com "raiva". A raiva é um comportamento caracterizado por uma falta de limite e controle. De acordo com o doce cantor de Israel, a falta cometida por seus adversários era tão grave que era uma resposta com uma força formidável que tinha de ser enviado. Além disso, contra a má inclinação, temos de ser intransigentes, porque sua intenção é terrível: matar-nos espiritualmente e cortar-nos do Divino, que D-us não permita. Nós também podemos perguntar Hachem para reagir com fúria para nos salvar.

Esta falta de sistema de retenção contra as forças do mal pode ser explicado pelo seu próprio comportamento. Para eles não há nenhuma proibição ou limite para sua vontade de fazer-nos cair. Não querendo responder com força para se opor a eles é demonstrar uma ingenuidade e nos coloca em grande risco. Se não estamos convencidos da necessidade de mostrar força, precisamos apenas considerar o número de vezes que caímos por causa deles. Se tivéssemos sido mais forte ...

Certamente, devemos procurar a ajuda do Céu para conduzir uma luta contra a Yetsêr Hara. A pessoa que pensa que pode vencer essa luta, sem a intervenção do Criador está muito enganado. No entanto, não podemos simplesmente esperar que o Céu a intervir em nosso favor, enquanto nós gostamos de cair nas garras das forças da morte. Pelo contrário, é porque estamos tentando lutar uma luta feroz contra eles que nós podemos apelar para D-us que Ele traz o mesmo estilo de luta.

Para conduzir uma batalha feroz contra a má inclinação é uma batalha pessoal. Não há duas pessoas lutando a mesma batalha. Assim, qualquer comparação é inútil e só serve uma coisa: para nos trazer mais uma vez perto das forças do mal! Vamos nos concentrar em nossa própria luta e olhar um pouco menos sobre a luta dos outros. Sabemos que nossas fraquezas e o que é urgente para lutar, e o que pode esperar um pouco ...

Ao levar esta luta, e mesmo se nós caímos, podemos voltar a Hashem, proclamando: "Mestre do mundo! Quantas vezes eu já tenho caído sem querer. Quantas vezes eu chamei-Te para vir me ajudar! eu te imploro: não olhe para os meus defeitos, todos eles são involuntários e cubra-me com a vergonha. Além dos meus erros, Eu asseguro-O de meu desejo para não cair mais. Ajude-me! Agora!"

Para continuar

Nenhum comentário:

Postar um comentário